Orlistate, para o que e indicado e para o que provide?

O orlistate e indicado para o tratamento em longo prazo de pacientes com sobrepeso ou obesidade, incluindo pacientes com fatores de risco associados a obesidade, em conjunto com uma dieta levemente hipocalorica. O orlistate e eficaz no controle de peso em longo prazo (perda de peso, manutencao do peso e prevencao da recuperacao do peso perdido). O orlistate melhora os fatores de risco associados ao excesso de peso, como hipercolesterolemia, intolerancia a glicose, diabetic issues do tipo two, hiperinsulinemia, hipertensao arterial, e tambem promove a reducao da gordura visceral.

Tratamento de pacientes com diabetes tipo two com sobrepeso ou obesidade
O orlistate em conjunto com uma dieta levemente hipocalorica, promove controle glicemico adicional, quando utilizado em conjunto com medicamentos antidiabeticos orais e/ou insulina.


Publicidade
Quais as contraindicacoes do Orlistate?
O orlistate e contraindicado a pacientes com sindrome de ma absorcao cronica, colestase e a pacientes com hipersensibilidade conhecida ao orlistate ou a qualquer um dos excipientes da formulacao.

Como usar o Orlistate?
A dose recomendada de orlistate e de uma capsula dura de 120mg, junto com cada uma das tres refeicoes principais (durante ou ate uma hora apos cada refeicao).

Caso uma refeicao seja omitida ou nao contenha gordura, orlistate pode nao ser administrado.

Os pacientes deverao respeitar uma alimentacao levemente hipocalorica, nutricionalmente balanceada, que contenha aproximadamente 30% de calorias provenientes de gordura. Recomenda-se que as refeicoes sejam ricas em frutas e vegetais.

A ingestao diaria de gordura, carboidratos e proteinas devera ser bem distribuida entre as tres refeicoes principais.

Doses acima de 120mg, tres vezes ao dia, nao demonstraram qualquer beneficio adicional.

Pacientes idosos
Nao e necessario ajuste de dose em pacientes idosos.

Este medicamento nao deve ser partido, aberto ou mastigado.

Quais as reacoes adversas e os efeitos colaterais do Orlistate?
Experiencia de estudos clinicos
As reacoes adversas de medicamentos contendo orlistate sao, em sua absoluta maioria, de natureza gastrintestinal e relacionadas ao proprio efeito farmacologico do farmaco ao evitar a absorcao de parte da gordura ingerida.

As reacoes adversas (primeiro ano de tratamento com orlistate) listadas a seguir sao baseadas em eventos adversos que ocorreram com frequencia >2% e incidencia ≥1% em relacao ao placebo em estudos clinicos de um e dois anos de duracao:
Reacoes muito comuns (ocorrem em >10% dos pacientes que utilizam este medicamento): perdas ou evacuacoes oleosas, flatulencia com perdas oleosas, urgencia para evacuar, aumento das evacuacoes, desconforto/dor abdominal, flatulencia, fezes liquidas, infeccoes do trato respiratorio excellent, gripe, cefaleia e hipoglicemia;
Reacoes comuns (ocorrem entre one% e ten% dos pacientes que utilizam este medicamento): incontinencia fecal, fezes amolecidas, desconforto/dor retal, disturbios dentais ou gengivais, infeccoes do trato respiratorio inferior, irregularidades menstruais, ansiedade, fadiga, infeccao urinaria e distensao abdominal.
As unicas reacoes adversas observadas com frequencia >two% e incidencia ≥1% em relacao ao placebo em pacientes obesos com diabetes do tipo 2 foram hipoglicemia e distensao abdominal.

Em um estudo clinico com duracao de quatro anos, o padrao geral da distribuicao de eventos adversos foi identical ao reportado nos estudos de um e dois anos de duracao. Ao longo dos quatro anos de estudo, foi observada reducao gradual da incidencia whole de eventos adversos gastrintestinais relacionados que ocorreram no primeiro ano.

Os pacientes devem ser informados sobre a possibilidade de ocorrerem esses eventos gastrintestinais e que podem ter melhor controle por intermedio de uma alimentacao adequada, particularmente controlando a quantidade de gordura ingerida. Um ponto a ser destacado e que a ingestao de alimentos com menos gordura diminuira a incidencia dos eventos gastrintestinais, alertando e ajudando o paciente a monitorar e regular sua propria ingestao de gorduras (efeito de reeducacao alimentar).

Os eventos gastrintestinais sao geralmente leves e transitorios, ocorrendo no inicio do tratamento (dentro dos tres primeiros meses). Nos estudos realizados com orlistate, a maioria dos pacientes apresentou apenas um episodio.

Em estudo clinico com duracao de quatro anos com orlistate, observou-se um padrao de reacoes adversas semelhante ao dos estudos com um e dois anos, com reducao ano a ano na incidencia complete de reacoes gastrintestinais ao longo de quatro anos.

Pos-comercializacao
Casos raros de hipersensibilidade foram relatados com uso de medicamentos contendo orlistate. Os principais sintomas clinicos foram prurido, rash, urticaria, angioedema, broncoespasmo e anafilaxia.

Casos muito raros de erupcao bolhosa, aumento das transaminases e fosfatase alcalina e, em casos excepcionais, hepatite, podendo representar gravidade, foram reportados apos o lancamento. Nenhuma relacao causal ou mecanismo fisiopatologico entre hepatite e terapia com orlistate foi estabelecida.

Relatos de diminuicao da protrombina, aumento de RNI e descontrole do tratamento com anticoagulante, resultando em alteracao dos parametros homeostaticos, foram reportados em pacientes tratados concomitantemente com orlistate e anticoagulantes durante o periodo de pos-comercializacao.

Foram relatadas convulsoes em pacientes tratados concomitantemente com orlistate e medicamentos antiepilepticos.

Casos de hiperoxaluria e nefropatia por oxalato foram relatados.

Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificacoes em Vigilancia Sanitaria – NOTIVISA, disponivel em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para Vigilancia Sanitaria Estadual ou Municipal.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Orlistate maior do que a recomendada?
Doses unicas de 800mg de orlistate e doses multiplas de ate 400mg, tres vezes ao dia, durante fifteen dias, foram estudadas em individuos com o uso de medicamentos contendo orlistate com peso usual e em pacientes obesos, sem eventos adversos significativos. Alem disso, doses de 240mg, tres vezes ao dia, foram administradas a pacientes obesos, durante seis meses, sem aumento significativo de qualquer adversidade.

Casos de superdose apos o lancamento de medicamentos contendo orlistate nao apresentaram eventos adversos ou os eventos adversos foram similares aqueles reportados com a dose recomendada.

No caso de ocorrencia de superdose significativa de orlistate, recomenda-se que o paciente seja observado durante 24 horas. Com foundation nos estudos em humanos e em animais, quaisquer efeitos sistemicos atribuiveis a inibicao de lipase de orlistate seriam rapidamente reversiveis.

Em caso de intoxicacao ligue para 0800 722 6001, se voce precisar de mais orientacoes.

Interacao medicamentosa: quais os efeitos de tomar Orlistate com outros remedios?
Diminuicao da absorcao da vitamina D, E e betacaroteno foi observada quando administradas em conjunto com orlistate. Se um suplemento multivitaminico for recomendado, deve ser tomado pelo menos duas horas depois da administracao de orlistate ou na hora de dormir.

A reducao dos niveis plasmaticos de ciclosporina foi observada durante a administracao concomitante com orlistate. Portanto, nesses casos, recomenda-se monitoramento mais frequente dos niveis plasmaticos de ciclosporina quando orlistate e coadministrado.

Em um estudo farmacocinetico, a administracao oral de amiodarona, durante o tratamento com uso de orlistate, resultou em uma reducao de twenty five% a 30% na exposicao sistemica da amiodarona e desetilamiodarona.

Devido a complexa farmacocinetica da amiodarona, o efeito clinico nao e claro. O efeito do inicio do tratamento com orlistate em pacientes sob terapia estavel com amiodarona nao foi estudado. Potencial reducao do efeito terapeutico da amiodarona e possivel.

Foram relatadas convulsoes em pacientes tratados concomitantemente com orlistate e medicamentos antiepilepticos. Embora nao tenha sido estabelecida uma relacao causal, os pacientes devem ser monitorados em relacao a possiveis mudancas na frequencia e / ou gravidade das convulsoes.

Em estudos especificos de interacao medicamentosa, nenhuma interacao foi observada com substancias ou medicamentos comumente utilizados, como amitriptilina, atorvastatina, biguanidas, digoxina, fibratos, fluoxetina, losartana, fenitoina, contraceptivos orais, fentermina, pravastatina, varfarina, nifedipina (de liberacao lenta ou gastrintestinal), sibutramina ou alcool. Contudo, quando a varfarina ou outros anticoagulantes orais sao administrados em conjunto com orlistate, o valor de RNI deve ser monitorado.

Quais cuidados devo ter ao usar o Orlistate?
A reducao dos niveis plasmaticos de ciclosporina foi observada durante a administracao concomitante com orlistate. Portanto, nesses casos, recomenda-se o monitoramento mais frequente dos niveis plasmaticos de ciclosporina quando orlistate e coadministrado.

Em estudos, a maioria dos pacientes que usaram orlistate por ate quatro anos de tratamento manteve os niveis de vitaminas A, D, E, K e de betacaroteno dentro de suas faixas de normalidade. No entanto, para assegurar nutricao adequada, o uso suplementar de polivitaminico pode ser considerado.

Os pacientes devem ser aconselhados a seguir as orientacoes nutricionais de seu medico ou nutricionista. A possibilidade de eventos gastrintestinais aparecerem pode aumentar se orlistate for administrado com alimentos ricos em gorduras (por exemplo, em um plano de two.000 kcal/dia, a presenca de mais de 30% de calorias provenientes de gordura equivale a mais de 67g de gordura a ser ingerida). A ingestao diaria de gorduras deve ser distribuida entre as tres refeicoes principais.

Como a perda de peso induzida por orlistate e acompanhada de melhor controle metabolico do diabetic issues orlistate 120mg do tipo 2, pode ser que haja possibilidade ou mesmo necessidade de se reduzir as doses dos medicamentos hipoglicemiantes.

Especial atencao deve ser dada nas seguintes situacoes:
Pacientes tratados com orlistate e medicamentos antiepilepticos, pois existe a possibilidade de ocorrencia de convulsoes; pacientes tratados com orlistate e ciclosporina, pois pode ocorrer a reducao dos niveis plasmaticos da ciclosporina; pacientes que recebem tratamento com amiodarona, pois pode ocorrer a reducao da exposicao sistemica da amiodarona.
Pacientes pediatricos
Nao foram realizados estudos clinicos em criancas menores de twelve anos.

Pacientes com insuficiencia hepatica ou renal
Nao foram realizados estudos clinicos em pacientes com insuficiencia hepatica ou renal.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir veiculos ou operar maquinas, quando for o caso
O orlistate nao possui efeitos conhecidos sobre a capacidade de dirigir veiculos ou operar maquinas.

Gravidez e lactacao
Categoria de risco na gravidez: B. Este medicamento nao deve ser utilizado por mulheres gravidas sem orientacao medica ou do cirurgiao-dentista.

Nao foi estabelecida a seguranca de medicamentos contendo orlistate para mulheres gravidas. Pela inexistencia de dados clinicos, o uso de orlistate nao e recomendado durante a gravidez. A secrecao de orlistate no leite humano nao foi investigada. O orlistate nao deve ser administrado a mulheres que estao amamentando.

Exames laboratoriais
Os parametros de coagulacao, como valores de RNI, devem ser monitorados em pacientes tratados concomitantemente com anticoagulante oral.

Ate o momento, nao ha informacoes de que orlistate possa causar doping.

Qual a acao da substancia Orlistate?
Resultados de Eficacia
Obesidade em adultos
Estudos clinicos com medicamentos contendo orlistate demonstram que orlistate promove maior perda de peso, quando comparado a dieta isoladamente. A perda de peso foi evidente dentro de duas semanas apos o inicio do tratamento e se manteve por seis a twelve meses, mesmo em individuos com falencia previa a tratamento dietetico. O orlistate tambem foi efetivo na prevencao da recuperacao de peso perdido, com aproximadamente 50% dos pacientes remedio orlistate tratados com ganho menor que 25% do peso perdido. O uso de orlistate esta associado a melhora das comorbidades relacionadas a obesidade, tais como hipercolesterolemia, hipertensao arterial e diabetic issues tipo 2.1,two

Obesidade em diabeticos tipo 2
Estudos clinicos realizados com medicamentos contendo orlistate durante um periodo de seis meses a um ano mostraram que o uso de orlistate em pacientes diabeticos tipo 2 com sobrepeso ou obesidade promove maior perda de peso em comparacao com dieta isolada. A perda de peso foi associada a reducao na gordura corporal. O uso de orlistate em pacientes com controle inadequado do diabetic issues, mesmo em tratamento com medicamentos antidiabeticos (sulfonilureia, metformina ou insulina), associou-se a melhora estatisticamente significativa do controle glicemico, com reducao dos hipoglicemiantes, reducao dos niveis de insulina e melhora da resistencia a insulina.3,4,five

Reducao do risco de desenvolver diabetic issues tipo 2 em individuos obesos
Em estudo clinico com medicamentos contendo orlistate com duracao de quatro anos, o uso de orlistate promoveu reducao significativa, de aproximadamente 37%, comparada ao grupo placebo, no risco de desenvolver diabetes tipo two. Nos individuos com intolerancia a glicose houve maior reducao do risco, de aproximadamente 45%. A perda de peso no periodo de quatro anos foi significativamente maior no grupo de pacientes que usavam orlistate, em comparacao ao grupo placebo.

Houve reducao significativa dos fatores de risco metabolicos nos pacientes que usavam orlistate.six

Referencias bibliograficas:

one Ballinger A and Peikin SR. Orlistat: its existing position being an anti-obesity drug. European Journal of Pharmacoly 2002; 440: 109-117.
2 Nelson RH, Miles JM. Using orlistat within the cure of obesity, dyslipidaemia and Type 2 diabetic issues. Qualified Opin Pharmacother. 2005 Nov; 6(14): 2483-91.
3 Hanefeld M and Sachse G. The influence of orlistat on body bodyweight and glycaemic Command in overwight individuals with variety two diabetic issues: a randomized, placebo managed demo. Diabetic issues Obes Metab 2002; four: 415- 423.
4 Miles JM et al. Influence of orlistat in overweight and obese people with kind 2 diabetes handled with metformin. Diabetes Care 2002; twenty five: 1123-1128.
five Kelley DE et al. Clinical efficacy of orlistat therapy in overweight and obese individuals with insulin treatedtype 2 diabetes. Diabetic issues Treatment 2002; twenty five: 1033-1041.
6 Torgerson JS et al. XENical within the prevention of diabetes in obese topics (XENDOS) analyze: a randomized analyze of orlistat being an adjunct to Way of living modifications for your prevention of type two diabetes in obese sufferers. Diabetes Treatment. 2004 Jan; 27(1):155-sixty one.

Caracteristicas Farmacologicas
O orlistate e um potente inibidor especifico das lipases gastrintestinais, reversivel, porem de longa atuacao.

O orlistate exerce sua atividade terapeutica exclusivamente na luz do estomago e do intestino delgado, formando uma ligacao covalente com a porcao serina do sitio ativo das lipases gastrica e pancreatica, nao havendo necessidade de absorcao sistemica para a atividade do medicamento. A enzima inativada e incapaz de hidrolisar a gordura proveniente dos alimentos, na forma de triglicerides, em acidos graxos livres e monoglicerideos absorviveis. Cerca de thirty% da gordura dos alimentos ingeridos e eliminada nas fezes. Visto que os triglicerides nao digeridos nao sao absorvidos, o deficit calorico resultante promove a reducao de peso. Com base na dosagem da gordura fecal, o efeito de orlistate pode ser verificado em 24 a 48 horas apos sua administracao. Ao descontinuar o tratamento, o conteudo de gordura nas fezes retorna aos niveis de pre-tratamento em forty eight a 72 horas.

Farmacocinetica
Absorcao
Os estudos realizados com medicamentos contendo orlistate em voluntarios normais e em voluntarios obesos demonstraram que a absorcao sistemica de orlistate foi minima. As concentracoes plasmaticas de orlistate inalterado foram nao mensuraveis (<5ng/mL) apos oito horas da administracao oral de uma dose unica de 360mg de orlistate. Em geral, apos tratamentos prolongados com doses terapeuticas, a deteccao de orlistate inalterado no plasma foi esporadica e em concentracoes extremamente baixas (<10ng/mL ou 0,02µM), sem qualquer evidencia acumulativa, o que e plenamente compativel com uma absorcao desprezivel.

Distribuicao
Nao foi possivel determinar o quantity de distribuicao com orlistate, em funcao da absorcao minima do farmaco. In vitro, orlistate liga-se em mais de ninety nine% as proteinas plasmaticas (lipoproteinas e albumina foram as principais proteinas de ligacao). A afinidade de orlistate pelos eritrocitos foi minima.

Metabolismo
Com base em dados obtidos de estudos em animais, acredita-se que o metabolismo de medicamentos contendo orlistate seja principalmente pre-sistemico, na parede gastrintestinal. Estudos em pacientes obesos mostraram que dois metabolitos principais (M1 e M3) foram responsaveis por, aproximadamente, forty two% da radioatividade detectada no plasma apos a minima absorcao de orlistate.

Esses dois metabolitos possuem uma atividade inibidora da lipase extremamente fraca (1.000 e two.500 vezes menor que orlistate, respectivamente para M1 e M3). Em funcao dessa baixa atividade inibidora e dos baixissimos niveis plasmaticos apos doses terapeuticas (media de 26ng/mL e 108ng/mL, respectivamente), esses metabolitos nao tem qualquer efeito farmacologico.

Eliminacao
Estudos com orlistate realizados em individuos normais ou pacientes obesos demonstraram que a principal by using de eliminacao de orlistate e pelas fezes. Aproximadamente 97% da dose administrada foi excretada nas fezes, sendo eighty three% na forma de orlistate inalterado. A excrecao renal cumulativa do whole das substancias relacionadas ao orlistate foi < two% da dose administrada. O tempo ate atingir a excrecao full (fecal e urinaria) foi de tres a cinco dias. O comportamento de orlistate pareceu ser semelhante entre voluntarios com peso standard e voluntarios obesos. Tanto orlistate quanto M1 e M3 estao sujeitos a excrecao biliar.

Farmacocinetica em populacoes especiais
A concentracao plasmatica de orlistate e seus metabolitos M1 e M3 em pacientes pediatricos foi semelhante a da populacao adulta para uma mesma posologia. A excrecao diaria de gordura fecal foi 27% e 7% da ingerida nos grupos orlistate e placebo, respectivamente.

Seguranca pre-clinica
Dados pre-clinicos baseados em estudos convencionais de seguranca farmacologica, toxicidade posologica, genotoxicidade, potencial carcinogenico e toxicidade na reproducao nao revelaram potencial prejuizo ao homem.

Teratogenicidade
Nao foi observado efeito embriotoxico ou teratogenico em estudos em animais com orlistate. Na ausencia de efeito teratogenico em animais, malformacao fetal em humanos nao e esperada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *